Se você é mulher adulta, provavelmente já ouviu falar sobre a endometriose. Mas, o que muitas pacientes não sabem é que existem diferentes tipos da doença, que pode acometer variadas regiões do corpo feminino. A endometriose na cicatriz de cesárea é apenas mais um tipo.

Essa é uma condição ginecológica considerada rara, que acomete entre 0,03% e 0,45% das mulheres que já realizaram cesárea. Mas, ainda assim, é muito importante saber identificar essa complicação. Veja como!

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina. As lesões podem se instalar em regiões diversas, como trompas, pelve, ovários, reto e abdômen.

Endometriose na cicatriz de cesárea

A região abdominal é apenas uma das localidades onde a endometriose pode se desenvolver. Entretanto, nessa região, existem três tipos possíveis de endometriose:

  • Endometriose Umbilical;
  • Endometriose Inguinal;
  • Endometriose em Cicatriz.

Assim como as cicatrizes derivadas da remoção de útero ou mioma, a endometriose na cicatriz de cesárea está incluída no último tipo. A intervenção cirúrgica, infelizmente, oportuniza o desenvolvimento de lesões (endometriose) na região. Isso acontece porque, durante a histerotomia, pode ocorrer a inoculação de células endometriais na incisão cirúrgica.

Geralmente, a endometriose costuma aparecer na região lateral da cicatriz, e dentro do período de dois anos e meio após a operação. Mas, ela também pode se desenvolver na região central.

Os principais sintomas

Sangramento intenso, cólicas fortes, alterações intestinais, fadiga crônica, dor pélvica e desconfortos durante as relações sexuais são sinais de endometriose. Infelizmente, muitas vezes esses indícios são ignorados pelas mulheres.

No caso da endometriose de cesárea, outros sintomas mais específicos podem ser observados:

  • Dor perto da cicatriz (especialmente no período menstrual);
  • Nódulo ou caroço palpável na cicatriz;
  • Desconforto na cicatriz ao urinar.

Endometriose na cicatriz de cesárea e infertilidade

Muito diferente da endometriose de ovário, um dos tipos mais comum da doença, a endometriose na cicatriz não possui relação com a infertilidade. Como o foco da doença está no abdômen e não na pelve, o sistema reprodutivo costuma funcionar normalmente.

Como é feito o diagnóstico?

Como qualquer tipo de endometriose, a que fica localizada na cicatriz da cesárea deve ser diagnosticada e tratada precocemente e com bastante cuidado. O devido acompanhamento evita dores, complicações mais sérias e o desenvolvimento de tumores. Veja quais exames realizar:

  • Ultrassonografia da parede abdominal

As imagens de ultrassonografia são capturadas utilizando um transdutor lubrificado com gel para analisar a condição das paredes abdominais internas. Através do exame é possível verificar a profundidade e a extensão das lesões, assim como as estruturas acometidas por elas.

Esses dois procedimentos podem ser solicitados pelo médico ginecologista para complementar o diagnóstico na cicatriz de cesárea. É importante frisar que todos os exames citados devem ser realizados por especialistas em endometriose.

Como funciona o tratamento para a endometriose na cicatriz de cesárea?

Uma vez descoberta, a endometriose na cicatriz de cesárea deve ser prontamente removida. Por isso, a cirurgia de remoção é o único tratamento recomendado. O procedimento deve ser realizado por especialistas em endometriose já que, quando mal executado, as chances de recidiva são muito maiores.

Em casos específicos, os focos de endometriose podem ser encaminhados para biópsia para descarte de qualquer complicação.

Agende seus exames!

Mesmo que ofereça sintomas, muitas vezes a endometriose passa despercebida. Por isso, os exames preventivo não devem ser descartados. Ao menos uma vez por ano, realize sua ultrassonografia. Agende seu exame com a Dra. Daniela Vaz Franco na RadioClínica.