Com o avanço da tecnologia e o progresso na área médica, os exames de imagem se tornaram importantes aliados tanto para os profissionais de saúde quanto para a população em geral. Afinal, a possibilidade de visualizar em detalhes as estruturas internas do corpo humano é um grande diferencial na busca por diagnósticos precisos e na execução de tratamentos eficazes.  Nesse contexto, o médico radiologista desempenha um papel crucial, trabalhando em estreita colaboração com outros profissionais de saúde para que juntos compreendam o quadro clínico em sua totalidade e obtenham respostas a fim de encontrar o melhor tratamento para o paciente, até mesmo nos casos mais complexos.

O que é radiologia?

A radiologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico  de doenças e condições médicas por meio da análise e interpretação de exames de imagem, os quais permitem visualizar estruturas internas do corpo, como ossos, órgãos, vasos sanguíneos e diversos tecidos, na maioria das vezes, sem a necessidade de procedimentos invasivos. 

A radiologia e diagnóstico por imagem se utiliza de vários exames tais como ultrassom, raio x, mamografia, densitometria óssea,  tomografia e ressonância magnética. O médico radiologista recebe treinamento para executar e entender todos esses exames. Além disso,  a radiologia pode ser dividida em dois subtipos: diagnóstica e intervencionista, sendo que a primeira é o ramo que utiliza os resultados dos exames de imagem para identificar doenças, lesões e anomalias e assim ajudar toda a equipe médica a definir corretamente o diagnóstico. 

Já o médico radiologista que atua na área intervencionista é aquele que realiza procedimentos minimamente invasivos, orientados por imagens, para tratar diversas condições, tais como:

  • Drenagem de abscesso;
  • Embolização de vasos sanguíneos;
  • Biópsias.

Como é a formação do médico radiologista?

Para se tornar um médico radiologista, o profissional deve primeiro se formar em medicina e depois fazer uma residência em radiologia, com duração de pelo menos três anos em um hospital ou clínica reconhecidos pelo MEC ou AMB  e procurar obter uma ampla experiência prática na interpretação de exames de imagem e na realização de procedimentos radiológicos.

Subespecialidades da radiologia diagnóstica

A radiologia diagnóstica é uma área ampla que engloba diversas subespecialidades, cada uma focada em um conjunto específico de exames e diagnósticos, sendo uma delas  a radiologia abdominal. O médico radiologista especializado nessa área tem a expertise de diagnosticar doenças e condições que afetam órgãos do sistema digestivo (fígado, baço, estômago, intestinos), endocrinológico (pâncreas, adrenais), urinário (rins e bexiga) além de órgãos pélvicos femininos ( útero e ovários ) e masculinos ( próstata) entre  outros.

Assim, dentre as inúmeras condições que diagnosticadas pela radiologia abdominal tem-se:

  • Nódulos hepáticos e doenças hepáticas difusas, como a esteatose e cirrose 
  • Obstruções e tumores intestinais;
  • Nódulos, cistos e calcificações em diversos órgãos, como cálculos urinários, pancreatite, cistos renais ;
  • Endometriose  e neoplasias ovarianas e de endométrio

Outra subespecialidade que pode ser escolhida pelo médico radiologista é a radiologia torácica, focada na avaliação de doenças e lesões nos pulmões e no tórax, sendo essencial no diagnóstico de doenças respiratórias, ao passo em que a radiologia musculoesquelética, por sua vez, desempenha um importante papel no diagnóstico de fraturas, lesões esportivas e doenças reumáticas.

Já os pacientes que apresentam sintomas de comprometimento do sistema nervoso central e periférico, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos, podem se beneficiar da especialização do neurorradiologista, enquanto o especialista em cabeça e pescoço é mais focado no diagnóstico de doenças e lesões das glândulas, tireoide e até conduto auditivo.

Diferença entre técnico em radiologia e médico radiologista

Os técnicos em radiologia são profissionais que operam os equipamentos e realizam os exames de imagem sob a supervisão de um médico, desempenhando, assim, um papel fundamental na obtenção de imagens de alta qualidade e na segurança do paciente durante os procedimentos radiológicos. Os biomédicos especializados em imagem também exercem muito bem essas funções atualmente. Já o médico radiologista é o profissional especializado em interpretar as imagens e fornecer diagnósticos precisos com base nos resultados dos exames, cruzando-os com a história clínica do paciente e nas informações repassadas pelo médico assistente do paciente. Além disso, por conhecer e trabalhar com todos os exames de imagem, o médico radiologista tem conhecimento para recomendar procedimentos adicionais, quando necessário, e colaborar com outros profissionais de saúde no tratamento do paciente.

A Dra. Daniela Vaz Franco é médica radiologista com especialização em radiologia abdominal, com ênfase na imagem da mulher, e possui mais de 10 anos de experiência.

Atende na Radioclínica desde o término de sua formação, que é uma das melhores clínicas de radiologia e diagnóstico por imagem de Uberlândia e região, reconhecida por sua excelência diagnóstica e atendimento diferenciado, sempre cuidando pelo bem-estar dos pacientes. Agende seu exame!