Com a evolução e a modernização da medicina, os exames de imagem ganharam um papel crucial na prevenção, diagnóstico e monitoramento de diversas condições de saúde, pois permitem avaliar de forma cada vez mais detalhada e cuidadosa as estruturas internas do paciente. Nesse sentido, os exames de imagem para mulheres são indicados pelo Ministério da Saúde e por algumas sociedades científicas como forma de rastrear condições médicas específicas e prevalentes em determinadas faixas etárias.

Exames de imagem para mulheres na faixa etária de 20 a 30 anos

Na fase inicial da vida adulta há poucas indicações formais de rastreio de doenças utilizando exames femininos de rotina. Por isso, o mais comum é solicitá-los para investigar sintomas, como dores pélvicas, sangramento uterino anormal e massas abdominais, ou para acompanhar algumas condições, como cálculos, dores de cabeça, gestação, posicionamento de DIU e miomas uterinos. Nessas condições, os principais exames solicitados para jovens são:

  • Ultrassom de Abdome Total 
  • Ultrassonografia Pélvica;
  • Ultrassom Transvaginal;
  • Tomografia de Abdome (no caso de cálculos);
  • Ressonância Magnética de Crânio (nos casos de cefaleia intensa ou frequente).

Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), pacientes que tenham histórico familiar de Câncer de Mama devem iniciar o rastreio pelo menos 10 anos antes da idade com que o familiar foi diagnosticado. Já as mulheres que já testaram positivo para as mutações BRCA1 e BRCA2 têm indicação de iniciar o rastreio com 25 anos.

Importante lembrar que é necessário visitar o ginecologista ou clínico geral  anualmente para realização de Papanicolau, tomar as vacinas disponíveis para a faixa etária e monitorar níveis de glicose e lipídeos no sangue, função renal e hepática.

Exames de imagem para mulheres na faixa etária de 30 a 40 anos

À medida que os anos passam, a importância dos exames de imagem para mulheres aumenta. Nas pacientes entre 30 e 40 anos os exames pélvicos ganham grande relevância, visto que cada vez mais as mulheres buscam iniciar a vida reprodutiva nessa fase.   

Já com relação à Mamografia, a indicação continua sendo a mesma das mulheres mais jovens: realizar precocemente se tiver história familiar positiva ou mutações genéticas, sendo que nas mulheres com mamas densas pode haver indicação de fazer Ultrassom, pois é um método que permite avaliar em mais detalhes as alterações encontradas. Nesse sentido, os principais exames solicitados para essa fase são:

  • Ultrassom de Abdome Total;
  • Ultrassom Transvaginal;
  • Ultrassom de Mamas e Axilas;
  • Ressonância Magnética de Pelve (nos casos de pacientes que ainda não tiveram relação sexual);
  • Tomografia de Abdome (no caso de cálculos);
  • Ressonância Magnética de Crânio (nos casos de cefaleia intensa ou frequente).

Continuam valendo orientações sobre visitar o ginecologista ou clínico geral anualmente para realização de Papanicolau, tomar as vacinas disponíveis para a faixa etária e monitorar níveis de glicose e lipídios no sangue, função renal e hepática. Além disso, é importante realizar uma visita ao cardiologista ou clínico geral para avaliação de rotina da pressão arterial e do  coração (Raio-x de Tórax, ecocardiograma e eletrocardiograma).

Exames de imagem para mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos

Na transição para a meia-idade, os exames de imagem para mulheres desempenham um papel crucial na manutenção da saúde, sendo o período em que muitas doenças e condições de saúde surgem , começam a se manifestar e atingem os picos de frequência. Um exemplo são os fibromas uterinos e miomas, condições que podem ser diagnosticadas com a Ultrassonografia Transvaginal.  

Porém, o maior destaque para a faixa etária é o rastreamento do Câncer de Mama. A orientação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) é de que todas as mulheres a partir dos 40 anos iniciem rastreamento anual com a Mamografia, complementada pelo Ultrassom de Mamas e Axilas sempre que possível, sendo que em casos específicos a Ressonância Magnética de Mamas pode ajudar a obter imagens mais detalhadas e precisas.

Além disso, a Densitometria Óssea entra em cena como um dos exames de imagem para mulheres acima de 40 anos, pois é uma técnica de avaliação da densidade óssea e que ajuda a prevenir a osteoporose, uma condição relevante nessa fase da vida. Abaixo, os principais exames solicitados para a fase da meia-idade:

  • Mamografia;
  • Densitometria Óssea;
  • Ultrassom de Abdome Total;
  • Ultrassom transvaginal;
  • Ultrassom de Mamas e Axilas;

Continuam valendo orientações de visitar o ginecologista anualmente para realização de Papanicolau, tomar as vacinas disponíveis para a faixa etária, monitorar níveis de glicose e lipídios no sangue, função renal e hepática, realizar uma visita ao cardiologista para avaliação de rotina da pressão arterial e do coração (Raio-x de Tórax, ecocardiograma e eletrocardiograma, teste ergométrico) e acrescentar uma visita ao gastroenterologista para avaliação do estômago e intestino (endoscopia e colonoscopia) .

Exames de imagem para mulheres acima de 50 anos

À medida que as mulheres se aproximam da terceira idade, a frequência e a variedade de exames de imagem aumentam, sendo que a realização anual de Mamografia continua sendo recomendada, bem como a Ressonância Magnética de Mamas para os casos inconclusivos. Além disso, a saúde óssea é uma preocupação significativa para as mulheres após a menopausa, sendo que a Densitometria Óssea fornece dados essenciais para orientar intervenções preventivas e manter a qualidade de vida.

  • Mamografia;
  • Densitometria Óssea;
  • Ultrassom de Abdome Total;
  • Ultrassom Transvaginal;
  • Ultrassom de Mamas e Axilas;
  • Ultrassom de Tireoide;
  • Tomografia de Tórax e Abdome Total;
  • Ressonância Magnética de Crânio.

Continuam valendo orientações de visitar o ginecologista anualmente para realização de Papanicolau, tomar as vacinas disponíveis para a faixa etária, monitorar níveis de glicose e lipídios no sangue, função renal e hepática, realizar uma visita ao cardiologista para avaliação de rotina da pressão arterial e do coração (Raio-x de Tórax, ecocardiograma e eletrocardiograma, teste ergométrico) e acrescentar uma visita ao gastroenterologista para avaliação do estômago e intestino (endoscopia e colonoscopia).

O período da menopausa deve ser acompanhado pelo ginecologista para tratamento e orientações, pois nessa fase pode ser necessário ou contraindicada a terapia de reposição hormonal. Além disso, as condições que acompanham o climatério, como perda de massa muscular e osteoporose, depressão, insônia, também precisam de tratamento específico.

Por fim, é válido ressaltar que as pacientes fumantes também precisam de avaliação do risco de desenvolver tumores e condições relacionados ao cigarro. Uma Tomografia de Tórax deve ser recomendada e a avaliação da cavidade oral deve ser realizada pelo médico.

As recomendações específicas podem variar com base no histórico médico pessoal e familiar, e por isso é fundamental consultar um profissional de saúde qualificado e experiente, que saiba quando solicitar os exames de imagem para mulheres de forma benéfica e racional.