A endometriose é uma doença ginecológica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo e pode ser explicada como o crescimento de tecido endometrial (que reveste a cavidade uterina) fora do útero. Embora o local mais comumente afetado seja a pelve, essas células podem crescer em diversos outros locais do corpo feminino causando diferentes sintomas e dores intensas, principalmente durante o período menstrual. Por isso, uma consulta ginecológica com um profissional qualificado é importante para iniciar a investigação e obter o diagnóstico da endometriose profunda, permitindo tratar a condição e melhorar a qualidade de vida da mulher, tanto com relação aos sintomas dolorosos quanto com relação às queixas de infertilidade.

O que é Endometriose Profunda?

A endometriose profunda é uma forma bastante dolorosa da doença, em que o tecido endometrial invasivo penetra profundamente nas camadas do órgão afetado, podendo alcançar mais de 5 milímetros de profundidade. Esse quadro pode levar à formação de aderências e de tecido cicatricial que cresce causando dores intensas.

Possíveis causas da Endometriose Profunda

As causas da endometriose ainda não são completamente compreendidas, mas algumas teorias foram desenvolvidas para explicar o quadro. A principal delas defende a ideia da “menstruação retrógrada”, segundo a qual as mulheres com endometriose teriam um “refluxo” de menstruação pela tuba uterina com extravasamento de células endometriais, que por sua vez se implantaram com facilidade em outras localizações.

Porém, embora essa seja uma teoria bastante aceita, a comunidade médica compreende que a causa da endometriose é multifatorial, ou seja, inclui uma combinação de fatores, como desequilíbrios hormonais, predisposição genética e alterações imunológicas.

Sinais e sintomas da Endometriose Profunda

Os sintomas da endometriose profunda podem variar em intensidade e dependem principalmente dos locais em que o tecido uterino se implanta, mas de forma geral incluem:

  • Dor pélvica crônica;
  • Cólicas menstruais intensas;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Sangramento anormal – vaginal ou retal;
  • Dor durante a evacuação.

É importante frisar que como essa condição é “hormônio-dependente”, tais sintomas se intensificam durante o ciclo menstrual, sendo essa uma característica clínica importante para ajudar no diagnóstico da endometriose profunda

Diagnóstico da Endometriose Profunda

Ter o diagnóstico correto da endometriose profunda é fundamental para o ginecologista escolher e iniciar o melhor tratamento para a paciente, ajudando a reduzir e eliminar os sintomas. Nesse sentido, os exames de imagem têm grande valor no diagnóstico da endometriose profunda, sendo que a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) reforça que tais técnicas são muito eficientes para diagnosticar as formas profundas e ovarianas da doença, enquanto têm menor valor para as lesões superficiais.

Assim, o diagnóstico da endometriose profunda é baseado em:

  • Avaliação clínica: a partir das características dos sintomas relatados pela paciente, o ginecologista pode suspeitar da endometriose profunda e até mesmo iniciar algum tratamento para aliviar a dor;
  • Ultrassom Transvaginal com preparo intestinal: quando realizada por um profissional experiente, essa técnica de exame por imagem é muito valiosa para o diagnóstico.
  • Ressonância Magnética de Pelve: outra ferramenta importante para essa investigação, a Ressonância permite avaliar órgãos e estruturas mais profundas que o ultrassom. 

Infertilidade e opções de tratamento

A depender do grau de profundidade e da localização do tecido endometrial, a endometriose profunda pode causar infertilidade. Porém, um tratamento com abordagem multidisciplinar – incluindo medicamentos, cirurgia laparoscópica, terapia hormonal, fisioterapia e técnicas de reprodução assistida – realizado com profissionais capacitados pode ajudar os casais a lidarem com esse obstáculo.

Agende seu exame com a Dra. Daniela Vaz Franco!

Se você suspeita de endometriose e está investigando esse quadro, entre em contato e faça seu exame de imagem com a Dra. Daniela Vaz Franco, especialista em radiologia ginecológica.