Ainda existe muita desinformação e dúvidas sobre a endometriose, mesmo sendo uma doença muito comum, tanto entre mulheres férteis quanto entre as inférteis. Cada vez mais, a medicina segue estudando as possíveis causas da endometriose e os tratamentos disponíveis, buscando, ao máximo, priorizar a saúde feminina. 

Apesar de não ser uma condição rara, as causas para o desenvolvimento da doença ainda são incertas. Muitos especialistas defendem que a endometriose seja hereditária. Mas, outros motivos seguem sendo apontados como possibilidade do seu aparecimento. Veja quais são eles!

O que é endometriose?

Quando o tecido que reveste o útero (endométrio) cresce para fora do órgão, fragmentos se espalham para diversas regiões, como ovários, bexiga, trompas e abdômen. Essa disfunção no sistema reprodutivo feminino é chamada de endometriose.  

A doença pode ter diferentes níveis de risco e complexidade. No entanto, todos eles costumam causar desconfortos e sintomas bastante similares, como:  

  • Aumento no fluxo menstrual; 
  • Cólicas intensas; 
  • Constipação; 
  • Dor ao evacuar;  
  • Dor durante as relações sexuais; 
  • Dores pélvicas e abdominais; 
  • Fadiga; 
  • Inchaço abdominal; 
  • Intestino solto; 
  • Menstruação irregular; 
  • Sangue ao urinar. 

A endometriose causa infertilidade?

Sim, pode causar infertilidade. Porém, essa não é uma regra. De forma geral, 15% das mulheres férteis desenvolvem endometriose ao longo da vida. O preocupante é que, desses 15%, metade deve apresentar algum nível de dificuldade para engravidar.  

Na maioria das vezes, isso ocorre porque a doença altera a anatomia do aparelho reprodutivo, dificultando a fecundação do óvulo. Mas, outros fatores, como aderência pélvica, má qualidade reprodutiva e alterações imunológicas podem também afetar o processo de fertilização.  

Quais são os tipos mais comuns?

A endometriose é uma patologia complexa que pode afetar diferentes partes do corpo feminino. Por isso, é natural que existam diferentes classificações para a mesma doença. Confira as mais comuns:  

  • Superficial – Lesões que afetam a superfície do abdômen, no peritônio da pelve (órgãos dentro da barriga).  
  • Ovariana – Apresenta cistos ou nódulos de sangue no ovário. É de fácil diagnóstico, mas requer cirurgia para preservação ovariana.  
  • Profunda – Tipo mais agressivo. Infiltrativo, acomete vários órgãos e ligamentos. Possui mais de 5 mm de profundidade, se fixando nas paredes internas. 

As teorias sobre as possíveis causas da endometriose

A medicina estuda diversas possíveis causas para o aparecimento de endometriose. Mas, apontar uma única teoria como a real causa da doença seria um grande equívoco. Pesquisas levam a crer que a endometriose seja uma complicação multifatorial, ou seja, causada por diversas fontes que, combinadas, incentivam o desenvolvimento da enfermidade.  

Teoria menstruação retrógrada

Ao invés do sangue sair pela vagina, seguindo o seu fluxo comum, ele retornaria em pequenas porções pelas tubas uterinas para a cavidade pélvica, se alojando de forma inadequada em outros locais. Isso seria uma consequência hormonal.  

Teoria de disfunção imunológica

Sabe-se que o percentual de mulheres que tem refluxo menstrual é superior ao número de mulheres diagnosticadas com endometriose. Por isso, de acordo com essa teoria, algumas mulheres poderiam ter uma disfunção imune adjacente que interfere na habilidade corporal de eliminar o fluxo menstrual de forma adequada.  

Teorias linfáticas e hematogênicas

Essa teoria já defende que fragmentos do endométrio podem ser disseminados por vias linfáticas e vasculares, se espalhando pelo corpo. Porém, a possibilidade não explicaria todos os casos. 

Teoria embrionária

Alternativa onde lesões podem ser observadas em células originárias dos ductos de Müller, afetando até mesmo fetos biopsiados.  

Metaplasia celômica

Nesse caso, células do tecido celômico, através de diferentes estímulos, poderiam se tornar lesões de endometriose. 

Mantenha os exames em dia!

O desejo de engravidar pode não fazer parte dos planos de muitas mulheres. Mas, é fundamental ressaltar que a endometriose pode implicar em diversas outras complicações que acometem o sistema reprodutivo. Já está comprovado que a incidência de câncer de ovário aumenta consideravelmente entre as pacientes com doenças endometriais.  

Por isso, é importante que os exames de rotina sejam realizados com especialistas de confiança. Agende o seu ultrassom transvaginal com a Dra. Daniela Vaz Franco, especializada em diagnóstico de endometriose.