A endometriose é uma condição que acomete de 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiva e que nas fases iniciais costuma ser assintomática, característica que pode atrasar o diagnóstico. Porém, ao surgimento dos primeiros sintomas, uma investigação detalhada e baseada no exame físico e no mapeamento de endometriose permite chegar ao diagnóstico e iniciar um tratamento efetivo, com redução de sintomas e melhora na qualidade de vida da paciente.

O que é endometriose?

A endometriose é uma condição médica em que as células do endométrio, tecido que reveste a cavidade intrauterina, começam a se replicar em locais fora do útero, como nos ovários ou tubas, e até mesmo em órgãos distantes, como o intestino. Portanto, como esse tecido responde aos estímulos hormonais, em especial ao estrogênio, ao longo do ciclo menstrual esses implantes se replicam, sangram e até lesionam as paredes dos órgãos, causando sintomas como:

  • Cólica intensa;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Dor ao urinar ou evacuar;
  • Dificuldades para engravidar.

Importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce da endometriose é importante para iniciar um tratamento que ajude a reduzir os sintomas e a melhorar a qualidade de vida da mulher, especialmente daquelas que estão tentando engravidar. Afinal, o diagnóstico tardio pode causar complicações, como a formação de aderências, que prejudicam a fertilidade e a função dos órgãos. 

Nesse sentido, o mapeamento de endometriose tem ajudado cada vez mais mulheres a receberem o diagnóstico da condição e a iniciarem um tratamento adequado.

O que é o exame de mapeamento de endometriose?

O mapeamento de endometriose é uma conduta complementar da investigação da endometriose, que consiste na realização de exames de imagem que ajudam a identificar locais de implantação inadequada do endométrio, como o ultrassom pélvico, ultrassom de vias urinárias e ultrassom transvaginal, bem como a ressonância magnética de pelve e vias urinárias. 

Como o exame é realizado e quem deve fazer?

A rotina de mapeamento de endometriose deve ser solicitada pelo ginecologista para mulheres que apresentam sintomas sugestivos dessa condição, bem como pode ser útil para monitorar a progressão da doença em pacientes já diagnosticadas com endometriose.

Uma das opções é fazer a investigação com ultrassonografia abdominal, pélvica e transvaginal, pois essa última permite avaliar também o colo uterino. No entanto, o mapeamento de endometriose também pode ser feito com ressonância magnética de pelve e vias urinárias, exame que permite diferenciar os tecidos e as partes moles para delimitar adequadamente os órgãos e as lesões.

Preparação e cuidados pré-exame

Antes de realizar os exames para mapeamento de endometriose, é importante seguir algumas orientações. Primeiramente, é válido lembrar que itens metálicos são contra indicações à ressonância magnética, portanto é fundamental informar ao médico caso utilize DIU, piercings, marcapasso, próteses ou outros dispositivos.

Já no caso de pacientes que farão a ultrassonografia, um preparo intestinal deve ser feito no dia que antecede o exame para que as imagens obtidas sejam de alta confiabilidade. Nessas situações, é importante confirmar com o médico e a clínica de exames como fazê-lo.

O que esperar durante o exame

Para a ultrassonografia, o profissional utiliza um transdutor sobre as regiões a serem avaliadas (abdome e pelve), além de um gel que permite a transmissão das ondas que formam a imagem. Porém, vale lembrar que o ultrassom transvaginal envolve a inserção de um transdutor específico e devidamente protegido dentro do canal vaginal, sendo um procedimento indolor, mas que pode causar leve desconforto.

Já na ressonância magnética, a paciente é posicionada em uma máquina tubular e deve permanecer imóvel durante o exame, que pode durar cerca de 30 a 60 minutos. Dado que esse procedimento não envolve radiação, é uma opção bastante segura para o mapeamento de endometriose.

Agende seu exame com a Dra. Daniela Vaz Franco!

Faça seus exames de mapeamento de endometriose com a Dra. Daniela Vaz Franco, radiologista especialista em saúde da mulher em Uberlândia.