Sistema reprodutivo afetado e altos níveis de infertilidade: essas são possíveis consequências da endometriose, doença ginecológica bastante comum entre as mulheres. Dados apontam que a doença afeta cerca de 15% das mulheres em período reprodutivo e 30% das mulheres inférteis. O acompanhamento clínico e os exames de imagem são fundamentais para um tratamento assertivo. O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é o exame de imagem mais recomendado para diagnóstico e acompanhamento do quadro.

Saiba todos os detalhes sobre o procedimento!

O que é endometriose?

A endometriose é caracterizada por um distúrbio no endométrio, camada de tecido que reveste o útero, sendo muito importante para o sistema reprodutivo. Naturalmente, essa camada descama uma vez ao mês quando não ocorre a fecundação, dando início a menstruação.

No entanto, esse fluxo pode sofrer alterações, fazendo com que o endométrio se movimente em sentido contrário e cresça nas trompas, ovários, bexiga e outras partes da cavidade abdominal feminina. Comumente, os sintomas relatados são:

  • Cólicas intensas e frequentes;
  • Dor durante relações sexuais;
  • Dores pélvicas e abdominais;
  • Sangue na urina.
  • Dor á evacuação
  • infertilidade

Como funciona o ultrassom transvaginal?

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem muito solicitado pelos ginecologistas. O exame é feito utilizando gel lubrificante e transdutor endocavitário para capturar as imagens em tempo real. Ele pode ser convencional ou com preparo intestinal, opção indicada para casos de endometriose.

Ultrassom transvaginal comum x Ultrassom transvaginal com preparo intestinal

O exame com preparo intestinal é recomendado para as mulheres com endometriose porque além de analisar o útero e ovários, ele possibilita melhor visualização de:

  • Trompas e ligamentos uterossacros;
  • Bexiga e ureteres;
  • Região retrocervical, retovaginal e vesicovaginal;
  • Alças do intestino delgado;
  • Apêndice;
  • Paredes pélvicas;
  • Reto sigmoide, local frequentemente acometido e pouco diagnosticado.

Através do exame, um mapeamento pélvico é obtido, no qual a localização, tamanho e extensão das lesões podem ser identificadas pelo radiologista. O preparo fornece redução significativa do resíduo intestinal, principalmente do cólon sigmoide e reto, para melhor visualização da parede destas estruturas, assim fica mais fácil localizar os focos de endometriose profundos ou infiltrativos.

Veja as principais diferenças entre o ultrassom transvaginal comum e o ultrassom transvaginal com preparo intestinal:

  • Capacitação – O exame deve ser feito por médicos especialistas, treinados para procurar as lesões nos locais mais comuns e mais prejudiciais, além de saber diferenciar lesões verdadeiras de falsos positivos. O radiologista experiente pode ainda correlacionar os achados do ultrassom com a ressonância magnética.
  • Duração – O tempo de exame é maior que o ultrassom convencional já que esse também é um exame mais complexo e específico, muitas vezes com a utilização do Doppler e manobras para verificar a mobilidade e grau de dor das lesões.
  • Protocolo – A realização do exame envolve etapas diferentes do ultrassom simples, que não exige preparo. Todos os órgãos do sistema reprodutivo da mulher e mais o intestino, bexiga e parede abdominal devem ser examinados. Em alguns casos, até os rins e diafragma devem ser examinados, dependendo dos sintomas de cada paciente.
  • Sensibilidade – O preparo intestinal, o médico especializado e o aparelho de melhor qualidade oferecem maior sensibilidade e, consequentemente, melhor visualização do útero, ovários e da parede intestinal, conferindo diagnóstico mais preciso, obtendo taxa de detecção de endometriose de até 98%.
  • Aparelho de alta resolução – Os aparelhos de ultrassonografia evoluíram bastante nos últimos anos, possibilitando a identificação de lesões cada vez menores. É importante realizar seu exame através de um aparelho moderno, que possibilite altas frequências de ondas sonoras.

O exame é fundamental não só para diagnóstico e acompanhamento da paciente, mas, também, para avaliações pré-operatórias.

Como é feito o preparo intestinal?

O preparo se inicia dias antes da realização do procedimento. Ele é feito a base de dieta pastosa, com poucos resíduos. O médico solicitante ou o local do exame pode também pedir que a paciente faça uso de um medicamento que auxilie na limpeza intestinal. Consulte seu médico ou clínica para mais detalhes.

A importância dos exames de imagem no diagnóstico de endometriose

A endometriose é uma doença silenciosa que, muitas vezes, se desenvolve sem demonstrar sintomas – especialmente se a paciente faz uso de anticoncepcionais. Quando eles aparecem, o quadro já está avançado, prejudicando a fertilidade e a qualidade de vida da mulher.

Fora isso, esses sintomas são muitas vezes considerados “normais” dentro do ciclo menstrual. Porém, mulheres e adolescente com cólicas muito intensas devem ficam atentas. As consultas periódicas e a realização de exames são rotinas fundamentais para qualquer mulher.

Ás vezes a paciente realiza vários exames ultrassonográficos simples e a doença não é encontrada, porque o exame transvaginal simples pode não ser suficiente para o diagnóstico correto.

Agende já o seu exame!

Delicado e importante, o ultrassom transvaginal com preparo deve ser realizado em clínicas especializadas. Dê prioridade para profissionais radiologistas com conhecimento técnico em endometriose. Entre em contato com RadioClínica.