A Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal é altamente recomendada como o exame de primeira linha para a investigação por imagem da endometriose, sendo de extrema importância no diagnóstico precoce e na avaliação pré-operatória.

Através desse exame é possível identificar focos de endometriose nos ovários, na bexiga, na região retrocervical (posterior ao colo do útero), no retossigmóide (segmento mais inferior do intestino grosso), na vagina e em outros segmentos intestinais presentes na pelve, tais como o ceco, alças de intestino delgado e apêndice.

Este exame consiste em uma ultrassonografia transvaginal, realizada após um preparo intestinal específico, que inclui a véspera e o dia do exame. A análise realizada inclui não somente a avaliação do útero e dos ovários, mas também dos locais mais frequentemente comprometidos pela endometriose. Além disso, é um exame dinâmico, possibilitando a pesquisa de aderências entre os órgãos pélvicos. O exame com Doppler aumenta a especificidade do exame, diferenciando lesões vascularizadas de lesões não vascularizadas.

Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal também contribui para a avaliação pós-operatória de endometriose profunda | Revista Médica Ed. 3 – 2012