A contagem de folículos antrais é uma das formas de avaliar a reserva ovariana de mulheres em idade reprodutiva. Através desse exame podemos classificar a reserva ovariana em três grupos distintos: Baixa reserva ovariana; reserva ovariana normal; e alta reserva ovariana. Além disso, conseguimos predizer as taxas de sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, como a FIV – Fertilização In Vitro, por exemplo.

A técnica de análise de reserva ovariana utilizando a contagem de folículos antrais (CFA) consiste em um procedimento realizado por meio de ultrassonografia transvaginal, entre o 2º e o 5º dia de fluxo menstrual da paciente.

Durante o exame são analisados todos os folículos encontrados nos dois ovários. Todos os folículos medindo entre 2 e 10 mm de diâmetro médio são contabilizados. Esse resultado auxilia o especialista na orientação quanto ao melhor tratamento de reprodução humana para a paciente, de acordo com os reais interesses dela. Caso ela só tenha a intenção de engravidar futuramente, é possível optar pelo congelamento dos óvulos, por exemplo. Contudo, se a paciente já esteja buscando um tratamento para gravidez, a CFA auxiliará o profissional com a escolha do melhor tratamento.

As vantagens do uso da CFA são: resultado imediato, confiabilidade entre ciclos e entre observadores.