Cólicas intensas, dores pélvicas e alterações intestinais: esses são alguns sintomas da endometriose, distúrbio que afeta mulheres em todas as idades. A patologia é definida pelo crescimento anormal do tecido que reveste o interior do útero (endométrio) para fora da cavidade, podendo afetar ovários, trompas, pelve, peritônio, mas também bexiga, abdômen e intestino. Mesmo sendo uma patologia comum entre as mulheres, ainda existem muitas dúvidas sobre o seu diagnóstico. Incialmente, para uma análise completa, o ultrassom transvaginal com limpeza intestinal segue sendo o mais indicado. Acompanhe as orientações do procedimento!
Endometriose: ultrassom transvaginal é padrão no diagnóstico
O mapeamento de focos de endometriose é muito mais preciso através do ultrassom transvaginal, atingindo até 98% de precisão. A limpeza intestinal realizada antes do procedimento permite investigar focos de endometriose em diferentes estágios e localizações, como no intestino e abdômen.
O procedimento capta as imagens através de um transdutor inserido através do canal vaginal, que chega até o colo do útero e fundo de saco posterior vaginal, conseguindo visualizar o reto e porção do cólon sigmóide. O procedimento é altamente recomendado por ser mais detalhado que demais exames.
Como é feita a limpeza intestinal para o ultrassom transvaginal?
O preparo intestinal consiste em limpar o reto e intestino baixo para o mapeamento via ultrassom. No momento do exame, todos os resíduos (fezes e gases) devem ser removidos para que as imagens captadas sejam as mais objetivas possíveis. É muito importante que todas as recomendações médicas sejam seguidas corretamente para que o ultrassom não precise ser repetido. O mapeamento dura cerca de 50 minutos. Veja as orientações:
Véspera do exame:
O preparo se inicia pelo menos dois dias antes com uma dieta pobre em resíduos. Nesse período deve-se ingerir:
- Água;
- Arroz branco;
- Bolacha de água e sal;
- Café;
- Chá;
- Gatorade;
- Gelatina;
- Macarrão sem carnes e queijos;
- Pão francês;
- Picolé de frutas;
- Pure de batata inglesa;
- Sopa leve coada;
- Sucos coados;
- Suspiro.
Muita água deve ser ingerida para evitar desidratação nesse período. Ainda, durante a dieta, é proibido comer alimentos como:
- Feijões e leguminosas;
- Frituras;
- Leite e derivados;
- Salada de folhas;
- Sementes e derivados;
- Verduras cruas.
Depois dessa etapa, o paciente toma o medicamento laxativo indicado pelo médico. Ele auxiliará na limpeza do intestino e canal retal. As doses e os horários para ingestão devem ser definidos pelo médico.
Dia do exame:
A dieta deve ser mantida até o horário do exame. A limpeza final, do intestino baixo, será realizada 1h antes do procedimento. Em casa ou na clínica, a paciente deverá introduzir uma bisnaga de Phosfoenema na via retal, removendo gases e fezes finais.
A solução é encontrada em farmácias, trazendo instruções de uso na bula. As outras recomendações são:
- Jejum de pelo menos 3h;
- Menores de 18 anos devem estar acompanhadas;
- Levar exames de endometriose anteriores.
Atenção: devido à introdução vaginal, mulheres virgens devem informar o médico. Somente o profissional poderá indicar ou não a realização do exame para esse grupo. Todas as outras, independente de ciclo menstrual ou do uso de anticoncepcionais, anel vaginal ou dispositivo intrauterino, podem realizar o procedimento normalmente.
A importância da limpeza intestinal para o ultrassom transvaginal
A limpeza intestinal é fundamental para diagnosticar e estagiar focos de endometriose no intestino e abdômen. Com a remoção de resíduos, a visualização de possíveis focos da doença fica muito mais clara, especialmente em casos de endometriose profunda. O processo define o estágio da doença, indicando um tratamento adequado.
Dra. Daniela Franco, especialista em endometriose!
Ao agendar esse exame, lembre-se de pedir pelo nome completo: Ultrassom Transvaginal com preparo intestinal para mapeamento de endometriose. A doença é muito específica e, por isso, o exame deve ser realizado por especialistas.
Especialistas em endometriose, durante o exame, são responsáveis por fazer “manobras” adequadas para localizas os focos de endometriose, mesmo os mais profundos. Agende seu exame agora mesmo com a Dra. Daniela Vaz Franco, especialista em endometriose.