Entre as mulheres de meia idade, principalmente, os exames de rotina e prevenção se tornam fundamentais. Por conta do envelhecimento natural e da aproximação da menopausa (última menstruação), aquelas com mais de 40 anos de idade devem realizar procedimentos de imagem periodicamente, a fim de evitar uma série de doenças e complicações. A necessidade de cuidados redobrados se inicia com as transformações fisiológicas do final do período reprodutivo. O climatério é um conjunto de sintomas que aparecem devido à baixa produção hormonal feminina durante o período que antecede a menopausa.
Veja os principais exames que devem ser realizados periodicamente após os 40 anos:
Mamografia – Principal exame de prevenção ao câncer de mama, altamente recomendado nesse período. Através dele é possível detectar nódulos, cistos e lesões suspeitas. Pode ser complementado com o Ultrassom de Mamas (a critério do médico).
Densitometria óssea – Avalia a densidade mineral óssea da paciente, que pode estar prejudicada. As alterações hormonais decorrentes do climatério podem dificultar a retenção de cálcio nos ossos.
Ultrassom Pélvico – Analisa qualquer alteração na bexiga, útero e ovários. É muito indicado para a prevenção do câncer de ovário; mas também para casos de câncer de endométrio, pólipos, miomas, e sangramento uterino anormal.
Ultrassom da Tireoide – As mudanças hormonais também podem desenvolver problemas de tireoide. Através do exame, doenças e lesões escondidas podem ser descobertas.
As alterações do climatério são completamente normais e fazem parte do envelhecimento natural do corpo feminino. No entanto, é importante que um acompanhamento profissional seja realizado periodicamente!
Vale lembrar que os exames podem variar dependendo do quadro. Cuide de você. Agende já!