Câncer de mama, de colo do útero, endometriose, mioma uterino: são muitas as doenças que acometem a saúde feminina. Por isso, a busca pela prevenção é sempre muito importante. Quando comparada aos homens, a mulher permanece sendo o sexo que mais se preocupa com sua saúde. Mas ainda é possível melhorar
Estima-se que cerca de 20% das mulheres não vão frequentemente ao ginecologista. Em números, isso representa 5,6 milhões de pacientes desassistidas ao ano. No dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e, por isso, todo o mês de março é dedicado às campanha preventivas voltadas ao público feminino.
A realização dos exames femininos de rotina deve estar sempre aliada com a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta equilibrada. Os cuidados com a saúde devem iniciar cedo e perpetuar ao longo da vida. Saiba quais procedimentos são recomendados para a sua faixa etária!
Qual a importância dos exames preventivos?
Qualquer exame deve ser realizado mediante requisição médica. Geralmente, esse pedido parte do ginecologista, mas outros especialistas também podem solicitar procedimentos específicos.
Os exames preventivos são uma maneira de garantir que tudo está funcionando adequadamente em nosso corpo. Esse ato de autocuidado não deve ser negligenciado. Afinal, o diagnóstico precoce permite tratamentos mais assertivos. No caso do câncer de mama, por exemplo, a prevenção aumenta as chances de cura em até 95%.
Exames femininos de rotina de acordo com a idade
Os exames de rotina devem iniciar logo após a primeira menstruação, perdurando até a terceira idade. Evidentemente, a frequência da realização de exames varia conforme diversos fatores. O mais determinante deles é a idade. Um dos procedimentos mais recorrentes ao longo da vida é o ultrassom, que pode investigar doenças em diferentes partes do corpo. Mas, outros procedimentos são fundamentais para a mulher. Confira:
- Antes dos 20 anos
Fase marcada pela primeira menstruação e pela iniciação sexual. Após uma avaliação clínica minuciosa, estão incluídos no checkup exames como Papanicolau, Ultrassom Transvaginal, exames sorológicos e exames laboratoriais.
- 21 a 30 anos
Além dos exames acima, a Ultrassonografia de Mamas é recomendada. O procedimento investiga casos precoces de câncer de mama e qualquer alteração suspeita. Além disso, é nessa etapa da vida que muitas mulheres começam a se preparar para engravidar. A análise do sistema reprodutor inicia-se com o Ultrassom Pélvico Transvaginal e o Ultrassom de Monitoramento de Ovulação.
- 31 a 40 anos
Com a maturidade, a mulher deve se preocupar em realizar exames para HPV. Além disso, verificação da dosagem dos hormônios tireoidianos (T3, T4 e TSH) é muito importante, juntamente com o Ultrassom de Tireoide. A Mamografia é indicada para mulheres com 35 anos que possuem histórico de câncer de mama na família, e com 40 anos para as demais.
- 41 a 50 anos
Todos os exames já citados devem ser mantidos. Mas, é a partir dessa faixa etária que a Mamografia deve ser realizada anualmente até os 75 anos de idade. O Ultrassom de Abdômen Total também é recomendado já que, nessa idade, aumenta a incidência de câncer de intestino. Outros exames bastante solicitados são: glicemia de jejum, e checagem do colesterol e dos triglicerídeos para prevenir doenças cardiovasculares.
- 51 anos ou mais
Unem-se a lista de exames já mencionados a Densitometria Óssea e o Eletrocardiograma.
Agende a sua consulta!
Os exames de imagem são indispensáveis quando se trata de diagnóstico precoce. Cuide de você, não hesite em procurar especialistas. Isso faz a diferença! Agende seus exames na RadioClínica com a Dra. Daniela Vaz Franco.