A endometriose é uma doença ginecológica bastante complexa. Além de possuir diversas classificações, a patologia pode ser assintomática e de difícil diagnóstico. Os focos de endometriose acometem tanto as mulheres férteis, quanto as inférteis. Mas, aquelas que estão em fase de reprodução e ainda desejam engravidar devem redobrar a atenção. Afinal, essa complicação está diretamente ligada a casos de infertilidade. Quanto antes for descoberta da endometriose, melhor será seu tratamento. Mas, para isso, é necessário que os exames de imagem sejam realizados periodicamente em clínicas especializadas. Em entrevista, a Dra. Daniela Vaz Franco esclarece a importância dos exames laudados por especialistas em endometriose, e tira também outras dúvidas. Confira!

O que é endometriose?


Dra. Daniela Vaz Franco: A endometriose é uma reação inflamatória derivada de um evento anormal, que ocorre quando o tecido que reveste o útero cresce para fora da cavidade uterina. Esse tecido é o endométrio, que todo mês descama, dando início a menstruação. Os focos podem ser superficiais ou profundos, se espalhando por locais como ovários, trompas, pelve, peritônio, bexiga, abdômen e intestino.

Qual é a relação da endometriose com a infertilidade?


Dra. Daniela: O desequilíbrio gerado pela endometriose afeta a qualidade do sistema reprodutivo feminino. Infelizmente, isso resulta em alta incidência de infertilidade. Cerca de 30% das mulheres acometidas já estão na menopausa e 15% seguem em fase de reprodução. Mas, do percentual de mulheres férteis, 30% das diagnosticadas constatam algum nível de dificuldade para engravidar.

Como os exames de imagem complementam a avaliação clínica?


Dra. Daniela: Um dos principais desafios da endometriose é obter o diagnóstico preciso no momento certo. O exame clínico auxilia, mas, somente os exames de imagem podem confirmar a doença e a sua gravidade.

É possível mapear a endometriose através de dois exames: ultrassom transvaginal e ressonância magnética. O ultrassom pode ser feito da maneira convencional ou com preparo intestinal. Porém, o convencional é mais superficial e quase nunca é suficiente.

Já a limpeza intestinal permite visualizar melhor todas as regiões, rastreando focos mais profundos. A ressonância magnética oferece alto poder de mapeamento nos casos de endometriose profunda e é indicada para complementar e confirmar resultados que ainda geram dúvidas. Moderno, é muito utilizado durante o tratamento da doença.

Qual o diferencial dos exames laudados por especialistas em endometriose e em imagem da mulher?


Dra. Daniela: A endometriose representa uma das maiores dificuldades da área médica. Por isso, a interpretação dos exames requer profissionais especializados em saúde feminina e, se possível, em endometriose. A especialização evita erros, como falso negativo ou estadiamento errado, aumentando também as chances de cura.

Os médicos especializados diferenciam lesões de falsos positivos, mapeiam lugares mais específicos e possuem a capacitação adequada para realizar ultrassom com preparo intestinal. Esse é um procedimento mais longo e que requer protocolos e manobras específicas.

Após a suspeita do diagnóstico, qual é o primeiro exame a ser realizado?


Dra. Daniela: O ultrassom segue sendo o exame padrão para diagnóstico de endometriose, oferendo sensibilidade de até 98% em detecções. Por isso, se você perceber sintomas como cólica intensa, menstruação desregulada, problemas para evacuar, dor durante as relações sexuais, procure um médico. Se a suspeita for confirmada, vá até uma clínica especializada.


Cuide de você: faça exames de rotina!

Não precisamos esperar nosso corpo dar sinais para cuidarmos da nossa saúde. A endometriose, especialmente em estágio inicial, não costuma apresentar sintomas significativos. Por isso, muitas mulheres a confundem com consequências da menstruação ou problemas intestinais.

A única forma de se prevenir é realizando os exames femininos periodicamente. A Dra. Daniela Vaz Franco é especialista em endometriose e saúde da mulher. Entre em contato, tire suas dúvidas e agende seu exame com toda tranquilidade que você merece!