A puberdade é o período da vida caracterizado por alterações hormonais e desenvolvimento dos órgãos e funções sexuais. É através dessa maturação natural que as crianças, na transição para a adolescência, afloram a sua capacidade reprodutiva. Porém, a puberdade pode acontecer antes do tempo previsto (puberdade precoce), especialmente entre as meninas.
De forma geral, as mudanças no útero e nos ovários ocorrem entre 8 e 13 anos de idade. Entre os meninos, essas alterações sexuais acontecem entre 9 e 14 anos. Naturalmente, qualquer mudança percebida antes da idade ideal, deve ser investigada por um profissional.
Com isso em mente, os exames de imagem assumem papel importante no diagnóstico da puberdade precoce. O Ultrassom Pélvico, por exemplo, é muito indicado e altamente seguro para a saúde e integridade das crianças. O procedimento de via abdominal permite analisar os folículos ovarianos da paciente, e avaliar o crescimento e formato do útero; usando o próprio líquido da bexiga como janela ultrassônica.
Antes de alcançar a maturidade sexual, o útero da menina é menor e mais fino do que um útero completamente desenvolvido. Através das imagens fornecidas pelo Ultrassom é possível perceber se o útero possui alterações em seu tamanho e espessura, o que pode caracterizar um quadro de puberdade precoce.
O diagnóstico da puberdade precoce não deve ser ignorado pelos pais. Afinal, essas alterações podem estar ligadas a diversos outros fatores, inclusive doenças mais sérias.
Procure um profissional para um acompanhamento seguro! Agende já o seu exame!
⠀
?(34) 3210 2054
?(34) 99693 7937
?Av. Cipriano Del Fávero, 510 – Centro, Uberlândia.
⠀
? https://danielavazfranco.com.br/blog/
⠀