A ultrassonografia é um exame de imagem amplamente utilizado na prática médica para visualizar estruturas internas do corpo humano através de ondas sonoras de alta frequência que permitem criar imagens detalhadas. Assim, quando feito por um profissional bastante experiente, o exame proporciona informações valiosas tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento de diversas condições de saúde.

Principais indicações da ultrassonografia

Dentre as diversas situações em que um ultrassompode ou deve ser indicado estão:

  • Avaliação fetal;
  • Investigação de dor abdominal, lombar ou pélvica; 
  • Avaliação de lesões em articulações, músculos e tendões;
  • Monitoramento de órgãos reprodutivos feminino ou masculino;
  • Investigação de doenças vasculares através da ultrassonografia Doppler.

Como a Ultrassonografia é realizada?

A ultrassonografia é um exame indolor e não invasivo, que pode ser realizado em clínicas médicas e consultórios sem qualquer contraindicação. Para fazer esse exame, o médico aplica um gel sobre a pele do paciente para que as imagens fiquem mais nítidas e em seguida passa um transdutor sobre a região. Dessa forma, a imagem dos órgãos internos é transmitida em tempo real na tela.

Ou seja, é um exame de imagem dinâmico – e não estático, como a radiografia, tomografia ou ressonância magnética – e justamente por isso, pode-se dizer que a qualidade do laudo final depende da capacidade médica de guiar o exame e de compreender e interpretar as imagens obtidas. Portanto, é imprescindível que a ultrassonografia seja sempre realizada por um profissional experiente no ramo e bem capacitado. 

Tipos de Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame que pode ser adaptado de diversas formas para atender às necessidades médicas. A seguir estão os principais tipos de ultrassom.

Ultrassom com Doppler

Com essa modalidade é possível avaliar o fluxo sanguíneo de qualquer vaso (uterino, de membros inferiores, carótida e outros) para identificar obstruções e outras alterações vasculares.

Ultrassom de Vias urinárias

A ultrassonografia de vias urinárias permite avaliar todo o sistema urinário do recém-nascido ou do adulto, incluindo rins, ureteres, bexiga e uretra. 

Ultrassom de Abdome

Uma das indicações desse exame é a avaliação do fígado, baço, pâncreas e vias biliares, o que permite diagnosticar condições como colelitíase, colecistite, nódulos hepáticos, massas e outras.

Ultrassom de Articulações

A ultrassonografia pode ser solicitada por ortopedistas ou reumatologistas para avaliar uma infinidade de condições clínicas que acometem as grandes e pequenas articulações.

Ultrassom de Cervical

Pacientes com alterações na tireoide, parótidas ou em linfonodos cervicais devem fazer uma ultrassonografia (que pode ser acompanhada de uma punção aspirativa) para definir em detalhes a alteração encontrada.

Ultrassom de Partes moles

A ultrassonografia é um método diagnóstico bastante importante na avaliação dos músculos e tecido subcutâneo, principalmente quando outros exames de imagem identificam tumores ou abscessos em locais não muito específicos.

Ultrassonografia e Saúde da Mulher

A ultrassonografia desempenha um papel crucial em diversas fases da vida da mulher, auxiliando principalmente no rastreamento e diagnóstico de miomas, cistos ovarianos e câncer de mama. Além disso, é uma ferramenta valiosa durante a gestação, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento fetal e a detecção precoce de possíveis complicações.