A Tomografia Computadorizada de múltiplos detectores é um equipamento que utiliza radiação de raios-x que gira em múltiplos canais, permitindo visualizar uma grande extensão do corpo em 360 graus. E com o uso do contraste, torna-se um exame dinâmico, sendo capaz de observar a circulação do sangue pelos vasos e órgãos.

 O tempo de duração do exame é de 10 a 15 minutos e durante o exame é necessário ficar o mais imóvel possível e em alguns casos realizar apnéia rápida (prender a respiração) quando solicitado. O uso ou não de contraste iodado dependerá de cada exame e da indicação médica, além da avaliação de risco realizada antes do exame. 

Principais tipos de tomografia para a saúde da mulher

  • Tomografia de abdome total
  • Urotomografia

O principal objetivo desses dois exames é investigar anormalidades, disfunções e doenças sobretudo nos sistemas digestivo, urinário e circulatório. Nessas regiões, a TC de abdome costuma ser um forte aliado no diagnóstico de inflamações, tumores e até mesmo câncer. Nos casos de endometriose é possível avaliar se houve acometimento dos ureteres através da obstrução á passagem do contraste.

As principais indicações para realizar a tomografia de abdome  são : nódulos no fígado, pâncreas e rins, cálculos renais, ureterais e vesicais, doenças intestinais como doença de crohn; além de casos agudos como pancreatite, diverticulite, apendicite, além de várias outras condições relacionadas á  traumas; tumores; infecções; inflamações. 

As pacientes fumantes devem realizar tomografia de tórax, para rastreamento de nódulos pulmonares, visto que o cigarro está altamente associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão.