Os cuidados para a prevenção do câncer de mama devem ser mantidos ao longo do ano todo. Mas, nesse mês, em especial, a campanha mundial do Outubro Rosa reforça a importância dos métodos de imagem no rastreamento do câncer de mama
Os procedimentos permitem rastrear e diagnosticar a doença precocemente, possibilitando até 95% de chances de cura para as diagnosticadas. O câncer de mama é a segunda maior neoplastia registrada em mulheres de todo o mundo, ficando atrás somente do câncer de pele. Ainda assim, o câncer mamário segue sendo o tipo mais letal. Com alta taxa de mortalidade, representa quase 30% dos casos de câncer que atingem mulheres. Previna-se!
O que é câncer de mama?
Decorrente do desenvolvimento de células anômalas na região dos seios, o câncer de mama é um tipo de tumor maligno que pode acometer toda a estrutura mamária, como tecidos e derme. A grande maioria dos casos são registrados em mulheres. Mas, o câncer de mama também pode, eventualmente, se desenvolver em homens com seios avantajados.
Métodos de imagem no rastreamento do câncer de mama
O rastreamento do câncer é um ato de autocuidado. Os exames de imagem devem ser realizados anualmente por qualquer mulher com mais de 40 anos de idade, ou a partir dos 35 anos por aquelas com histórico familiar.
Esses procedimentos identificam nódulos, cistos ou lesões suspeitas ainda em estágio inicial. Veja os exames indicados para o rastreamento:
- Mamografia
A mamografia é o principal método de rastreamento do câncer de mama. Através dela, os primeiros sinais radiológicos da doença podem ser percebidos. Utilizando de Raio-x, o procedimento comprime os seios entre duas chapas para captar as imagens mamárias. Com alta sensibilidade, o procedimento detecta nódulos suspeitos muito pequenos e iniciais, não sensíveis ao toque.
- Ultrassom mamário
Este exame é complementar à mamografia e é mais indicado para jovens, adolescentes e mulheres com mama mais densa. Mas, em casos suspeitos, a mamografia é solicitada para um diagnóstico final. Da mesma forma, o ultrassom também complementa o resultado da mamografia, classificando lesões indefinidas. Além disso, o exame é indicado para outras finalidades mamárias e para a realização de biopsia.
- Ressonância Magnética
Oferecendo alta tecnologia, o procedimento é outra opção para avaliação de mamas mais densas. No entanto, sua principal função é avaliar com mais precisão o tipo e extensão do tumor quando, de fato, ele é confirmado como câncer de mama. O exame também auxilia no planejamento cirúrgico das pacientes diagnosticadas e no acompanhamento do tratamento oncológico.
Quais são os fatores de risco?
Independente de idade, o câncer de mama é uma realidade dentro do universo feminino. Mas, está mais que comprovado que algumas mulheres possuem mais propensão em desenvolver a doença do que outras. O desenvolvimento de células cancerígenas está associado a diferentes condições do organismo. Confira os principais fatores de risco do câncer de mama:
- Alcoolismo;
- Distúrbios hormonais;
- Histórico familiar;
- Menopausa tardia;
- Menstruação precoce;
- Obesidade;
- Sedentarismo.
Como se prevenir?
Conhecer o nosso corpo permite identificar anormalidades com antecedência. Por isso, o rastreamento deve ser realizado conforme as recomendações, mesmo quando não existem casos na família ou agravantes.
Mas, além do rastreamento através dos exames de imagem, é possível optar pela prevenção adotando hábitos de vida mais saudáveis. Veja:
- Alimentação balanceada e saudável;
- Alto consumo de água;
- Atividades físicas regulares;
- Baixo nível de estresse;
- Consumo moderado de álcool;
- Cuidados com a saúde mental;
- Manter um sono de qualidade;
- Viver livre de tabaco.
Coloque sua saúde em primeiro lugar!
Gostou de entender melhor sobre os métodos de imagem no rastreamento do câncer de mama? Então, lembre-se: a prevenção é sempre a melhor opção. Aproveite a conscientização oportunizada pelo Outubro Rosa e realize seus exames de imagem. A Dra. Daniela Vaz Franco é especialista em saúde da mulher! Agende seu exame.